1) Faça um curso presencial sobre amamentação. Após muita leitura, inscrevi-me em um (Banco de Leite da MEAC, gratuito) no qual obtive muitas (e boas) informações novas, todas de acordo com os preceitos fornecidos pelo Ministério da Saúde.
2) Leia o Caderno de Atenção Básica n. 23 do Ministério da Saúde(http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cab.pdf) pois contém o que há de melhor em termos de orientação aos personagens (profissionais e mães) envolvidos no aleitamento materno.
3) O ato de amamentar: “esquema básico”:
• Limpeza do seio antes e depois da mamada: com o próprio leite.
• Se o seio estiver muito cheio: esvazie-o um pouco para “amolecê-lo” e facilitar a pega correta.
• Posição do bebê no colo: segura o bebê de barriga virada para a barriga da mãe (alinhado de frente), cabecinha apoiada na dobra do cotovelo e mão segurando o bumbum.
• Pega correta: abocanha mamilo e toda aréola, nariz livre, ausência de barulhinhos, bochechas sem covinhas, queixo encostado no seio e lábios virados pra fora.
• Se precisar tirar a boquinha do seio: abri-la suavemente com o dedo mínimo.
• Após esvaziar uma mama (o bebê saciado larga o peito): coloca o bebê na posição vertical por 20 minutos e após, oferece a outra mama.
• Se o bebê não quiser mais, esvazie a outra mama e guarde o leite.
• Lembrar de começar a próxima mamada pelo último seio (leite posterior).
• Alternar sempre os seios pra evitar preferências pelo bebê e diferença no tamanho das mamas.
4) Mamilo invertido: amacie a aréola massageando-a suavemente para facilitar a pega pela boca do bebê.
5) Não é necessário passar cremes ou buchas para preparar os mamilos para a amamentação. Se possível, tome banho de sol por 15 minutos diários nos seios para torná-los mais resistentes (aumenta a pigmentação).
6) Não são recomendados o uso de bicos artificiais (mamadeiras, chupetas e protetores de mamilo de silicone). Se precisar dar o leite materno fora do seio ofereça em copo (o bebê puxará com a língua, como um gatinho) ou colher.
7) Armazenando o leite materno. Após lavar o vidro e tampa ferva por 20 minutos e deixe secar sobre um pano limpo. Pode-se coletar o leite por 24 horas e colocar em um mesmo vidro (coloque a data). Tempo de conservação: 2 horas (temperatura ambiente), 15 dias (geladeira), 60 dias (congelador) e 6 meses (pasteurizado; serviço feito por banco de leite, informe-se).
8) Uso de conchas plásticas. Devem ser utilizadas para evitar o derrame do outro seio enquanto amamenta. Se quiser coletar este leite para armazenar deixe o vidro esterilizado pronto para receber logo após o fim da mamada (não deixe coletando pois as bactérias da pele e o suor irão contaminar o leite).
9) O seio não precisa de nenhuma pressão para expelir o leite. A pressão tipo “tesoura” pode impedir o fluxo do leite. Apenas levante a mama se for muito grande (ou coloque uma toalhinha em forma de rolinho sob ela) para não pesar sobre o queixo do bebê.
10) O segredo da amamentação está na cabeça da mamãe. Tranqüilidade é a chave do sucesso: desde o ambiente até o apoio oferecido pelo companheiro e pela família. Antes do parto ouça todas as experiências possíveis, positivas ou negativas, sabendo que depois será só você e o bebê: ignore as opiniões para evitar o estresse e siga em frente traçando seu próprio caminho com sua experiência.
11) Produção de leite: não acredite em mitos. 1. Tamanho não é documento: a produção de leite depende das glândulas mamárias e não do tecido gorduroso do seio. 2. Beba muita água e outros líquidos: não vá ingerir fórmulas mágicas, doces em excesso, chás, pois não influem na produção do leite humano. Em suma: a produção ocorre com a sucção. Quanto mais a mãe amamentar mais leite será produzido.
12) Os bancos de leite oferecem orientação gratuita em caso de problemas com amamentação. No entanto, tenha pelo menos dois contatos de profissionais (enfermeiras) que vão em domicílio orientar e ajudar caso não se sinta disposta a sair de casa (serviço pago).
13) Evite soutien com aspas pois elas apertam a mama e podem prejudicar o fluxo do leite.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
13 dicas de amamentação
Postado por
Jeane
às
15:46
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário