sábado, 29 de maio de 2010

Mais 07 dicas de amamentação

1) Massageie os seios (com o hidratante da gravidez) e coloque compressas geladas (03 vezes ao dia) logo que se aparentarem mais endurecidos (a partir do segundo dia após o parto).

2) As conchas plásticas são fundamentais no início da amamentação pois deixa o leite fluir (evitando o ingurgitamento) e os mamilos livres para aplicação de pomadas cicatrizantes. Providencie um recipiente plástico para escaldar e guardar quando não estiver em uso.

3) Repouso é fundamental para a lactante: logo, quando seu bebê estiver dormindo procure dormir também para conseguir encarar a madrugada em claro com mais disposição.

4) Não exija demais de sua memória nesta fase, repleta de sono e ansiedade: assim, procure “marcar” o último seio oferecido na amamentação com fivelinha tictac, fitinha, brochinho na alça do sutiã. Não esqueça de manter um bloco de anotações por perto para registrar os horários das mamadas, caso não opte em estabelecer uma rotina com horários fixos.

5) Observe sua postura durante a amamentação: procure alinhar a coluna, pescoço e ombros e colocar almofadas ou rolinhos como apoio para os braços. Caso sinta dores, aplique bolsa térmica gelada e faça uma massagem suave com óleo vegetal.

6) Coloque o bebê para amamentar com a cabeça mais elevada que o restante do corpo e procure fazer o mínimo de movimentos para evitar engasgos ou regurgitamento.

7) Faça vários sucos de polpas e de frutas e coloque em garrafas pet na geladeira. Além de mais atrativos você tem uma noção melhor da quantidade ingerida por dia (beber bastante líquido é um dos fatores que favorecem a produção de leite materno).

0 comentários: