sábado, 29 de maio de 2010

Mais 13 dicas práticas para a mamãe

1) Procure tomar banho com um sabonete neutro (para bebês) e evite usar perfumes, óleos e hidratantes da cintura pra cima para evitar reações alérgicas no bebê.

2) Faça você mesma uma “caminha” para compartilhar com seu bebê a cama do casal (discussões à parte, leia mais em http://camacompartilhada.multiply.com): compre um pedaço de esponja 50x70x3cm e coloque dentro de um protetor impermeável para travesseiro (tipo Altenburg, R$ 11). Assim você poderá ter o seu bebê por perto na sua cama, no sofá, etc, sem entrar em contato com as impurezas da pele dos adultos.

3) Leia o livro Nana Nenê de Gary Ezzo e Robert Buckman (Siciliano, R$29): dá dicas de alimentação, rotina, choro, sono (como fazer seu bebê dormir a noite inteira naturalmente), dentre outras. Imperdível.

4) Adquira uma almofada tipo triângulo para dormir nas primeiras noites após o parto cesárea pois facilita o ato de levantar sem provocar dores.

5) Tenha uma bolsa térmica gel em casa: gelada serve para dores lombares (má postura durante a amamentação) e quente, para aliviar as cólicas do bebê.

6) Procure se distrair um pouco da função exclusiva de mãe (os bebês captam o estresse materno): vá ao salão de beleza, tome um banho demorado, navegue na internet, faça uma visita, saia com seu marido, etc. Será bom para todos.

7) Se você optar pela ajuda temporária de terceiros (parente, amiga, babá, enfermeira, etc) deixe claro desde o início (ainda que esteja cansada, ansiosa e insegura) como serão os cuidados, a rotina e o estilo de criação que você quer para o seu filho, pois a ajuda partirá e você permanecerá sozinha com seu bebê e todos os ônus e bônus advindos daquela relação.

8) Imprima e coloque no quarto do bebê a rotina com os horários e atividades que você pretende aplicar para que todos tenham acesso e a sigam rigorosamente, pois somente você poderá fazer concessões.

9) Se você resolver adquirir uma babá eletrônica não poupe tostão: é um item caro porém será bastante utilizado, ainda que sua casa seja pequena (você pode usá-la nas visitas aos parentes, amigos, em viagens, em festinhas, etc). Pesquise na internet modelos com câmera e infravermelho, pois existe um mundo de opções e preços.

10) Nunca (nunca mesmo!) dê remédio ao seu bebê com a tampa do frasco (ou outro objeto) na outra mão (esta deve ficar livre). Num movimento brusco ele pode bater na sua mão e engolir a tampa/objeto.

11) Se você está sentindo dores nas mão após o nascimento do seu bebê é bem provável que esteja com a síndrome de De Quervain (tenossinovite estenosante). A doença pode surgir durante a gravidez e até um ano após o parto leia mais em http://www.cibersaude.com.br/revistas.asp?fase=003&id_materia=4229

12) Enquanto você amamentar terá direito a atendimento preferencial na condição de lactante. Tenha sempre à mão cópia da certidão de nascimento do seu bebê, cópia da lei (http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/10048.htm) e a última receita médica do seu bebê onde cite algo sobre amamentação (exclusiva ou complementar).

13) Você já ouviu falar em síndrome do bebê sacudido? O bebê e a criança até cinco anos de idade são frágeis e necessitam de cuidados ao serem manuseados e transportados. Logo, nunca sacuda ou balance o seu bebê nem permita que outros o façam! Brincadeiras de chacoalhar, jogar, sacolejos para ninar podem prejudicar o desenvolvimento do seu bebê. Veja mais em http://www.youtube.com/watch?v=3cEsMwMZ1Do&feature=related, http://www.youtube.com/watch?=o0vASBX8CQ0, http://www.youtube.com/watch?v=JChI6ISp-gY&feature=related.

0 comentários: