Apesar do sono ser um ato natural, o bebê precisa “aprender a dormir” no horário, local e forma adequados, cabendo aos pais esta difícil, porém necessária, missão. Bebês que dormem bem se desenvolvem melhor, são mais felizes e tem pais menos estressados!
1) Independente do estilo que você escolher (objetivo como o “Nana nenê” ou mais brando como “A Encantadora de bebês”) seu bebê precisa de uma rotina para criar bons hábitos de sono e alimentação.
2) Retire todo o excesso do berço como brinquedinhos, mordedores, rolinhos, lençóis, bonecos (principalmente os perigosos de braços e pernas longas). Quanto mais limpo o visual, melhor e mais seguro para o bebê.
3) Não deixe de usar o cortinado pois os insetos não escolhem hora nem local para atacar. Lave-o quinzenalmente.
4) Faça limpeza freqüente no filtro do ar condicionado (uma vez por semana) e no ventilador (duas vezes por semana) do quarto do bebê.
5) Instale o móbile no lado oposto ao da cabeça do bebê no berço evitando que ele se assuste ao acordar à noite.
6) Se o bebê tiver mais de um berço (no seu quarto e no dos pais) é importante acostumá-lo a dormir nos dois, estipulando sonecas em um e sono noturno no outro.
7) Habitue o bebê a dormir sozinho em seu quarto o quanto antes (aos 05 meses), monitorado por babá eletrônica com câmera. Isso não impede que ele durma de vez em quando no quarto dos pais, principalmente quando estiver doente.
8) Se tiver babá eletrônica com câmera, tome as seguintes precauções:
- verifique se a câmera está focalizando boa parte do berço, pois o bebê pode mudar de posição;
- mantenha fora do alcance do bebê, principalmente se a mesma ficar ligada na energia;
- teste a sensibilidade do microfone, preservando-o de ruídos diretos como o do ventilador e atritos como o do cortinado e do móbile.
9) Deixe o quarto do bebê totalmente aberto (porta e janela) para arejá-lo e torná-lo acessível.
10) Coloque o berço num local de acesso rápido e fácil, mas longe de correntes de ar (caminho entre janela e porta).
11) Deixe um ponto de luz suave (azul ou branca) aceso no quarto (mini-lâmpadas com tomada e plug liga-desliga são bem práticas).
12) Depois de muita leitura sobre o tema, criei a minha rotina de sono para o meu bebê. Trata-se do “Ritual dos Nove B´s”: barriga cheia, banho, braço, boca calada, beijo, boa noite (dia ou tarde), berço, “bico” (chupeta) e bons sonhos!
1. barriga cheia – tudo começa com a hora da alimentação. Amamente-o ou dê a mamadeira (não a deixe com ele!) e espere arrotar.
2. banho – se já extrapolou a quantidade de banhos permitida diariamente, dê um banho de gato no bebê: passe uma fraldinha molhada, seque-o e troque sua fralda. Ou seja, nas sonecas não quebre o ritual.
3. braço – não balance nem sacuda o bebê. Faça “chameguinho”, dê carinho, cheirinhos... durante uns cinco minutos.
4. boca calada – não converse nem cante pois vai acelerar o bebê. Apenas olhe em seus olhos e sorria.
5. beijo – dê um beijo, diga que ele irá para o berço dormir (ou tirar uma soneca) e mais tarde vocês se verão novamente.
6. boa noite – despeça-se com bom dia, boa tarde ou boa noite e diga que o ama.
7. berço – deite-o no berço, de lado.
8. bico – coloque o “bico” (chupeta), ajeite o paninho (entre seus bracinhos), cubra-o com o lençol (se necessário).
9. Bons sonhos!
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
12 dicas para um sono tranquilo do bebê
Postado por
Jeane
às
19:57
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário