domingo, 18 de dezembro de 2011

10 Dicas para quem tem bebê acima de 12 meses

1) Mostre livros com figuras de animais incentivando a imitação de sons dos bichos (A Fazenda-Olhe pela janela e Fazenda-Vamos conhecer os animais-Coleção Pontapé, ambos da Editora Girassol).
2) Adquira livrinhos leves e com poucas páginas para o bebê começar a manusear livros com páginas de papel (há coleções da Brasileitura com preço médio de R$ 0,55 o livro-http://www.ky1.com.br/index.php?route=product/product&product_id=1242)
3) Providencie um pequeno “play” para o seu bebê: piscina inflável com bolinhas (retirar todas para limpeza uma vez por semana), upa-upa, joão teimoso, bolas de tamanhos variados, cestinha de basquete, barraquinha, mesinha com cadeirinha, etc. Faça algo unissex, para atender o gosto de amiguinhos e amiguinhas.
4) Permita que seu bebê tenha um espaço para bagunçar. Não esqueça de ensiná-lo e incentivá-lo a juntar tudo no final da brincadeira.
5) Deixe todos os livros do bebê acessíveis a sua altura.
6) Adquira revistas em quadrinhos e mostre-as ao bebê.
7) Há no mercado algumas motocas bem versáteis: servem para puxar com cordão, empurrar, a criança ser conduzida (com pés nos estribos) ou conduzir com pezinhos no chão, etc. A TOTOKA é um bom exemplo. No entanto, como não tem proteções laterais o bebê já deve estar bem firme para não virar e se machucar.
8) Adquira uma toca, barraca ou improvise numa caixa de papelão grande um cantinho com colchãozinho (ou pedaço de esponja forrado) para seu bebê descansar, se esconder, rolar, brincar de casinha, etc.
9) Deixe seu bebê comer sozinho com seu talher quando sua comidinha for mais pastosa e fácil de pegar (como potinhos prontos).
10) Mostre as frutas, deixe-o tocá-las, sentir o cheiro e diga SEMPRE o nome dos alimentos dados ao seu bebê.

06 Dicas para quem tem bebê acima de 09 meses

1) Coloque o penico num local de fácil acesso, próximo ao banheiro do bebê, deixando um brinquedo próximo. Sente-o nas primeiras vezes com a fralda. Aos poucos, estimule o uso sentando-o diretamente (sem a fralda) quando observar o primeiro `sinal` de que vai fazer cocô.
2) Procure assoar o nariz do bebê com paninho (fraldinha) molhado, evitando lesões nesta área tão sensível.
3) Reserve um (ou mais!) brinquedo como “instância superior”: será aquele brinquedo (visível mas não acessível, interessante e pouco manipulado pelo bebê) ao qual você “apelará” quando nada mais confortar ou acalmar o seu bebê!
4) Crie um mural com a história do seu bebê: coloque fotos de você grávida, do casal, dos primeiros dias dele, de parentes, etc. Ele vai adorar!
5) Durante o dia eleja “momentos de liberdade” para o seu bebê deixando-o despido ou só de calcinha/cueca.
6) Evite deixá-lo ver TV por muito tempo (20 minutos por turno são suficientes).

36 Dicas de segurança para o bebê

Manter o filho a salvo de qualquer perigo é o desejo de todos os pais. No entanto, não exagere: ambientes excessivamente seguros se tornam perigosos pois diminuem a atenção da criança e principalmente a do cuidador.


Ao nascer
1)      Priorize, acima de tudo, a segurança e o conforto do seu bebê: beleza e modernidade são plus.
2)      Verifique se o berço atende a todas as normas de segurança (http://www.inmetro.gov.br/imprensa/releases/selo-obrigatorio-bercos.pdf). Se adquirir berço com grade móvel fique atenta para nunca esquecer de levantá-la.
3)      Coloque puxadores com bordas arredondadas, sem arestas. Reserve os “temáticos” em altura fora do alcance do bebê.
4)      Se tiver gavetas com visores prefira o acrílico ao vidro.
5)      Evite a colocação de box de vidro no banheiro do bebê.
6)      Não deixe de usar o cortinado pois os insetos não escolhem hora nem local para atacar. Lave-o quinzenalmente. (v. em DICAS SOBRE UM SONO TRANQUILO DO BEBÊ)
7)      Use o bebê conforto sempre para transportá-lo no veículo.

A partir de 3 meses
8)      Nunca é demais lembrar: verifique a idade recomendada na embalagem dos brinquedos.
9)      Higienize os bichos de pelúcia periodicamente com “banho de gato” e deixe-os secar ao vento.
10)  Verifique se os olhos ou narizes dos bichos de pelúcia ou bonecos são facilmente retirados.
11)  Baixe o nível do berço quando o bebê começar a sentar/ficar em pé.
12)  Cuidado com fronhas folgadas e travesseiros altos e fofos pois podem sufocar.
13)  Retire todo o excesso do berço como brinquedinhos, mordedores, rolinhos, lençóis, bonecos (principalmente os perigosos com braços e pernas longas). Quanto mais limpo o visual, melhor e mais seguro para o bebê. (v. em DICAS SOBRE UM SONO TRANQUILO DO BEBÊ)

A partir de 6 meses
14)  Providencie protetores de tomada e rede (tela) de segurança em janelas e varandas.
15)  Adquira um tapete de eva (vale também colchonete, futon, tatame) para brincadeiras pela casa amortecendo eventuais tombos e quedas.
16)  Ao sair, leve um tapete de borracha (vendido no metro) que podem ser transportados enroladinhos ou quadradinhos de eva (tipo quebra-cabeça) para trocar o bebê ou para ele brincar no chão.
17)  Atenção com os cordões de persianas: enrole-os e mantenha fora do alcance da criança.
18)  Não permita que seu bebê se apóie em portas ou tampos de vidro.
19)  Cuidado com as tampinhas plásticas que disfarçam as cabeças dos parafusos e tapa-furos em móveis: cole-os ou retire-os.
20)  Transfira o trocador do bebê da cômoda para uma cama (alta, se possível, para não prejudicar sua coluna!). Coloque um pedaço de plástico transparente. (v. em DICAS PARA QUEM TEM BEBÊ ACIMA DE 6 MESES)
21)  Dedetização: peça ao funcionário que aplique o produto atrás das gavetas e em altura acima de 1,5m.

a partir de 9 meses
22)  Deixe-o explorar a casa sob vigilância atenta: retire objetos de vidro, pontiagudos, enfeites caros e de estimação, mas não desnude sua casa: oriente-o e ensine-o desde cedo o significado de um sonoro “não”.
23)  Aposente a banheira com suporte: coloque banheira (inflável, rígida ou balde anatômico) sobre tapete antiderrapante no banheiro.
24)  Habitue todos os moradores da casa a deixar os sapatos na entrada (sobre um tapete ou suporte) e levá-los na mão para serem guardados.
25)  Prefira testar novos produtos de higiene no bebê durante a manhã pois facilita a visualização (e tratamento) de eventuais alergias.

A partir de 12 meses
26)  Coloque uma pequena grade-portão na porta da cozinha.
27)  Retire pedrinhas e enfeites muito pequenos. A garganta do bebê equivale ao cone de papelão do rolo de papel higiênico (separe um para testes).
28)  Coloque pára-porta de eva (´u´ de eva grosso) nas portas da casa. Amarre-os com linha de nylon na maçaneta para não caírem no chão quando não estiverem em uso.
29)  Como o bebê já fica de pé e anda, evite o uso diário de banheira (ou piscina) de chão: coloque tapetes antiderrapantes em toda a região molhada e utilize o chuveiro ou duchinha. Coloque um banquinho, um baldinho e um copo plástico para distraí-lo na hora do banho.
30)  Instale protetor de quinas, trava de gavetas e portas de armários (os mais discretos são os internos).
31)  Cuidado com espelho gigante apenas encostado na parede. Se puder, fixe-o.
32)  Muita atenção: não deixe objetos pequenos como anéis, brincos, fivelas e moedas em locais ao alcance do bebê.
33)  Troque o bebê conforto pela cadeirinha para transportá-lo no veículo. http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/cadeiraInfantil.asp

A partir de 18 meses
34)  Atenção com degraus: ensine-o a subir e descer o quanto antes.
35)  Ameaçou pular ou sair do berço sozinho passe-o para a cama, mini-cama ou colchão no chão.
36) Instale uma grade-portão na entrada do quarto do bebê para que ele não saia pela casa ao acordar.