Até os seis meses de idade a amamentação exclusiva é a fonte ideal de nutrição para o bebê. A partir de então, o bebê embarcará no fantástico mundo da “gastronomia”, conhecendo novos sabores, cores, texturas e odores. A relação que a família tem com o alimento, imbuída de hábitos, tradições e culturas influenciará diretamente na formação do paladar da criança. Comece e siga com o exemplo.
1) O fim da amamentação pode ser traumático para algumas mães ou bebês. Para que a transição seja tranqüila, algumas recomendações:
- Diminua gradativamente a quantidade de mamadas durante o dia substituindo-as pela mamadeira. A parada gradual permite uma melhor adaptação do bebê e das mamas ao fim do aleitamento materno.
- Prepare-se psicologicamente para a despedida: estipule uma data especial (que será facilmente lembrada), vista uma roupa bonita, faça um vídeo, fotografe, converse com seu bebê. Será bom para ambos.
2) Imprima um calendário mensal com espaço diário suficiente para anotar as refeições do bebê e facilitar na variação do cardápio e identificação de eventuais alergias.
3) Tenha o antialérgico prescrito pelo pediatra em casa, em local fácil e com anotação da dosagem na caixa para uso em caso de emergência.
4) Como a primeira refeição da manhã costuma ser bem cedo deixe tudo preparado na noite anterior: água quente na garrafa térmica, leite em pó já medido, a mamadeira fervida e tampada, uma colher, água mineral natural (para equilibrar a temperatura do leite). O bebê faminto agradece a rapidez no preparo!
5) Estipule um local certo para a refeição no cadeirão e na cozinha.
6) Acostume-o no cadeirão logo que aprender a sentar, entretendo-o com um brinquedo. Aproveite a hora da refeição dos adultos.
7) Ensine-o a deixar as mãos sobre a mesa.
8) Incentive-o a tocar na comida e levá-la à boca colocando pedaços (macarrão, legumes, frutas picadas, biscoito de leite, passas) diretamente na mesa; no entanto, não permita que brinque ou derrube o alimento no chão.
9) Coloque brinquedos, copo ou colher sobre a mesinha, mas na hora da refeição retire-os do alcance e da vista do bebê.
10) Separe uma toalhinha ou fraldinha de boca para comidinhas que mancham como banana, maçã, caju, ou utilize guardanapo de papel macio.
11) Deixe o prato de comida sobre a mesinha da cadeira de refeição mantendo pelo menos uma mão livre para deter mãozinhas agitadas ou limpar o excesso da boca do bebê.
12) Resista a tentação de limpar a boca do bebê com a colher pois além de ser desagradável pode machucar a pele sensível do seu rosto. Limpe tudo no final da refeição.
13) Adquira um prato com personagem incentivando a criação de estórias, mas não desvie a atenção do ato da alimentação. O pratinho de inox é mais fácil de higienizar e não quebra (e o bebê ainda vê seu reflexo!). Já o de plástico é poroso e sujeito a manchas enquanto o de melamina quebra facilmente. O térmico é bem prático na hora das sopinhas (evite os com divisórias pois impede de colocar um recipiente diretamente sobre ele).
14) A panela de ágata é a mais indicada por não liberar resíduos no alimento. Fique atenta a eventuais rachaduras ou trincas.
15) Corte os legumes em pequenos pedaços para facilitar o cozimento.
16) Cozinhe bem os alimentos e amasse com garfo, evitando o uso de peneira ou liquidificador. É importante para o desenvolvimento do bebê que ele sinta os pedacinhos da comida em sua boca.
17) Até os 09 meses de idade, evite usar água da torneira para cozinhar os alimentos do bebê uma vez que o sistema imunológico ainda está em fase de formação.
18) Separe depósitos plásticos para guardar exclusivamente os legumes e alimentos do bebê.
19) Para facilitar o preparo da sopinha divida a carne moída e o filé de frango em pequenas porções embaladas individualmente em papel filme.
20) Adquira um mini-mix para levar quando sair de casa pois facilita o preparo da mamadeira do bebê (misturar mingau).
21) Em passeios prefira as papinhas prontas (Nestlé) pois não estragam, são confiáveis (sem conservantes ou corantes) e práticas.
22) Leitura importante: http://www.alumiar.com/saude/48-medica/909-alimentacaodacriancasaudaveleosriscosdaalimentacaoinadequada.html.
23) Para facilitar o preparo do mingau deixe já medidos e misturados o leite e a massa (tipo mucilon) em potinhos de vidro tampados.
terça-feira, 19 de julho de 2011
23 dicas de nutrição do bebê a partir dos 06 meses
Postado por
Jeane
às
20:13
0
comentários
Assinar:
Postagens (Atom)